Destaco a seguir o mecanismo químico que explica como o flúor presente nos cremes dentais e nas aplicações dos dentistas, preservam o seu dente.
O dente, assim como os ossos do corpo humano, possui em sua composição um mineral chamado apatita. Apatita é um Fosfato de cálcio com um grupo hidroxi Ca2(OH)(PO4) sintetizado pelo nosso corpo e encontrado na natureza em forma de mineral.
O esmalte do dente é composto em sua maior parte por hidróxiapatita ( apatita com um grupo OH). Assim, esse grupo OH pode ser substituído pelo íon Flúor dando origem a fluorapatita, que é ligeiramente mais resistente.Esta fluorapatita prende o cálcio ao esmalte, impedindo sua saída na forma de íons cálcio. A elevada eletronegatividade do flúor retém o cálcio. Por isso o flúor desempenha um papel importante na saúde bucal, e é adicionado a água e aos cremes dentais para deixar o esmalte dos nossos dentes mais resistente às cáries.
Contudo flúor em excesso pode provocar uma doença chamada fluorose.
Por mais lisos que os dentes possam parecer, existem micro ranhuras e cavidades no esmalte onde as bactérias da cárie se alojam e começam a produzir ácidos que vão perfurar o esmalte do dente. Ou seja escove os dentes após as refeições e consulte o dentista regularmente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário