domingo, 22 de novembro de 2009

Que clube é esse?



Que clube é esse que, mantendo sua destinação pioneira, criou o conceito de Responsabilidade social, lá pelos anos 20 do século passado? Hoje todos sabemos o que é isso. É modismo. Até os grandes bancos e os países ricos que nunca tiveram responsabilidade com nada nem com ninguém que não fosse a sua própria riquesa falam em ser socialmente e ambientalmente responsáveis. Até com a Amazônia estão preocupados. Contudo, lá atrás, nos já longinquos anos 20, isso não era nada fácil. E aí, em 1923, emergiu da 2.a Divisão do Futebol Carioca, um clube de regatas, já grande, grandíssimo no remo e que, para espanto geral, afrontou os demais querendo ser grande como eles. De cara foi BICAMPEÃO. Logo o clube dos portugueses, que tinha NEGROS e portugueses analfabetos no seu time !!! Isso na visão ARISTOCRÁTICA dos elitizados Fluminense, Flamengo e Botafogo ERA DEMAIS.Inventaram que não podíamos participar da LIGA METROPOLITANA. Qual motivo? Com vergonha de confessarem a verdade preconceituosa, inventaram que não tínhamos estádio. Em 1927, inauguramos o MAIOR estádio da AMÉRICA, tudo com donativos dos já apaixonados torcedores. Semi-analfabetos sim, negros também, porém unidos no futebol que desfazia preconceitos e gerava igual oportunidade de INCLUSÃO SOCIAL para todos os que amassem o clube. Independente da COR DA PELE, da origem social ou DO TAMANHO DA CONTA BANCÁRIA, ou mesmo do bairro que moravam, ou da FILIAÇÃO.
Fizemos e faremos história. Temos a honra de ter tido os presidentes da República de origem e políticas eminetemente populares: Getúlio Vargas, JK, Jango e Lula. Nada é por acaso. A ELITE sempre detestou esses CARAS ! O nosso MAIOR JORNAL (aquele que tem nome de biscoito de polvilho) sempre quis ver PELAS COSTAS estes quatro grandes presidentes brasileiros.
Temos também a honra de ter EDSON ARANTES DO NASCIMENTO como nosso torcedor mais ilustre. Logo ele, o brasileiro mais famoso do mundo! O rei do futebol! De origem inegavelmente humilde. NEGRO com certeza. E por isso, declaradamente vascaíno! Claro, que a GRANDE IMPRENSA e o jornal do biscoito de polvilho sempre tentarão esconder mais esta VERDADE. É só olhar a VOLTA OLÍMPICA DO GOL MIL! Com que camisa PELÉ estava vestido? Ele é o maior caso de INCLUSÃO SOCIAL da história do futebol. Ele sabe disso. Declarou e é grato ao VASCO por ter aberto o FUTEBOL aos NEGROS deste imenso Brasil! Vi estas palavras saírem da boca dele. Não foi ninguém que me contou!
Fomos pioneiros ao eleger nosso maior ídolo presidente do nosso clube.
DINAMITE neles!!!!!
Temos também a honra destes torcedores ilustres, todos populares e nem por isso menos sábios ou capazes:
Noel Rosa, Xangô da Mangueira, Jamelão, Paulo da Portela, Delegado, Nelson Cavaquinho, Aldir Blanc, Sérgio Cabral (Pai e filho), Edu Lobo, João Bosco, Martinho da Vila, Pixinguinha, Agepê, Preto Jóia, Nei Lopes, Teresa Cristina, Jorge Aragão, Zé Keti, Dona Ivone Lara, Mart`nália, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Francis Hime, Guarabira, Hermeto Pascoal, Celso Blues Boy, Elen de Lima, Pierre Aderne, Fred (Raimundos), Humberto Effe, Élson do Forrogode, Wagner Tiso, João Gilberto, Raul Seixas, Tim Maia, eu, meus maiores amigos, e todos aqueles que acreditam que torcer por um time de FUTEBOL é muito mais do que uma grande PAIXÃO. É uma IDEOLOGIA. É uma opção POLÍTICA! É acreditar que o Brasil é um País de TODOS! Feito para todos! E não para alguns! Parabéns VASCAÍNOS! Nosso AMOR, nossas CONVICÇÕES não tem DIVISÃO! Sem trocadilhos! Tua IMENSA TORCIDA É BEM FELIZ!

Um comentário:

  1. Belo texto! Ele expressa a importancia histórica desse grandioso time.Nossa nação é apaixonada e orgulhosa por tudo que o Vasco representa.Saudações vascainas. O sentimento não pode parar.
    LUCIENE GOUVEIA

    ResponderExcluir